O paraibano Toni Silva lançou o primeiro disco solo, intitulado ‘Coragem’, no dia 26 de junho. Embora lançado durante a pandemia de covid-19, o trabalho já estava em gestação há seis anos. Em 2014, Toni foi contemplado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura) para produzir o álbum.
Além disso, ‘Coragem’, que contém nove faixas, conta com parcerias com vários cantores reconhecidos da recente safra musical da Paraíba.
O álbum é um apanhado de composições inspiradas em poesias, amizades, sonhos, amores e também explora ritmos diversos como o jazz, a música regional e outros requintes afro-brasileiros.
Toni explica que demorou seis anos para concluir o álbum porque, além de compor, ele fez a pré-produção, a produção musical — ao lado de Giordano Frag —, acompanhou todas as gravações e gravou alguns instrumentos em homestudio.
O artista também gravou parte das vozes no estúdio de Giulian Cabral, em João Pessoa, e acompanhou o processo de mixagem e masterização do material. “Acredito que isto foi reflexo do novo modelo do mercado da música, em que o artista não pode ser ‘só’ músico ou cantor, ele tem que participar ativamente de todos os processos ou até mesmo fazer tudo o que os processos necessitam”, refletiu.
O disco tem as participações de Abdias Sá, Clarrissa Yemisi, Daniel Pina, Felipe Alcântara, Guga Limeira, Joana Knobbe, Manu Lima, Tamires Amaral e Rinah. A arte de capa foi feita pelo artista Silvio Sá.
Há dezesseis anos no mercado musical, Toni Silva já trabalhou com artistas conhecidos, como Felipe Alcântara, Kevin Ndjana, Nathalia Bellar e Os Gonzagas. Atualmente, ele se dedica à direção musical de Kevin Ndjana. Toni é formado em licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba, especializado em produção musical, gravação e mixagem. Além disso, ele atua como produtor musical, músico e professor de música.
Comentários 0