ao vivo
Cabo Branco FM - A trilha sonora da cidade!
Atualizado em

Titá Moura tem ‘Nêga’ no Coisa Nossa

Titá Moura tem ‘Nêga’ no Coisa Nossa

A campanha Coisa Nossa, da rádio CABO BRANCO FM 91,5, está de volta. Isso porque, em 22 de maio, começou a segunda etapa em 2020. Desta vez, reunindo canções da Banda-Fôrra, Nathalia Bellar, Renata Arruda e Titá Moura.

As faixas vão ao ar ao longo da programação da rádio, sem horário fixo. O Coisa Nossa tem como objetivo valorizar o que está sendo produzido na Paraíba, desde a cena mais alternativa à MPB.

A primeira parte da campanha foi ao ar em fevereiro deste ano, com Daniel Pina, Eleonora Falcone, Seu Pereira e Coletivo 401, e Sky Boon Seasoning.

Além disso, a campanha, também televisiva, dá visibilidade à produção audiovisual, visto que a TV Cabo Branco exibe trechos dos videoclipes dos artistas selecionados que são referências em boa música na Paraíba. A CABO BRANCO FM conversou com o cantor Titá Moura, que está na segunda etapa de 2020 do Coisa Nossa.

Titá Moura — ‘Nêga’

Titá Moura considera ‘Nêga’, que foi lançada como um single, um marco na carreira solo dele. Trata-se também do primeiro videoclipe, divulgado no início de 2017, gravado para essa fase solo do cantor o músico também é integrante da banda pessoense Caburé.

Segundo ele, foi essa música que o projetou para a cena regional. “Inclusive, [‘Nêga’] é anterior ao meu primeiro álbum, ‘Cantos pra Se Dançar de Azul’, que é de 2018. Eu não havia gravado nada antes, tratando-se de carreira solo”, ele completa.

Para Titá, a canção é uma ‘balada paraibana’. Isso porque ele identificou “códigos estéticos, formas da melodia e de elaborar a instrumentação que tinham muito a ver com a tradição do cancioneiro urbano da Paraíba”. Ele conseguiu enxergar em ‘Nêga’, enquanto fazia os arranjos para gravar, que havia uma relação com a tradição que vem do Musiclube da Paraíba. Dessa forma, Titá cita artistas como Milton Dornellas, Paulo Ró, Chico César, Adeildo Vieira e Totonho.

Segundo Titá, esse é um estilo de fazer balada que é muito universal e também ‘muito nosso’, porque é se apropriar da música pop de um jeito que preserva uma identidade regional. “[‘Nêga’] tem uma cadência de maracatu por trás de todas as camadas de instrumentos. Então, é uma balada meio maracatu. Por isso, eu chamo de balada paraibana”.

Titá Moura também já foi o convidado de um episódio do programa Som Nascente, em 2019. Além disso, o Primeira Audição já trouxe uma canção do cantor anteriormente, ‘Ganesha’, que está no álbum ‘Cantos Pra Se Cantar de Azul’ (2018). 

Quanto ao Coisa Nossa, Titá deixa claro a sua satisfação em ver, nos veículos da casa, o “reconhecimento das nossas identidades, das nossas expressões, de certa forma trabalhando a autoestima e o pertencimento de um povo em relação aos seus artistas e aos seus signos culturais”.

Para conferir música da Paraíba, no Coisa Nossa, basta sintonizar a CABO BRANCO FM 91,5 ou ‘dar o play’ no cabeçalho desta página.

 

Por Felipe Lima



Comentários 0

Comente esta notícia