Não é difícil ouvir, da multidão que assiste a algum show, o grito: “Toca Raul!”. A tradição se espalhou por todos os cantos do Brasil, senão do mundo – visto que a gente encontra brasileiro em qualquer lugar.
Se estivesse vivo, Raul Seixas completaria 74 anos neste 28 de junho de 2019. Ele deixou uma variedade de músicas cheias de crítica, existencialismo e sátira em relação ao contexto social dos anos 70 e 80.
Raul se tornou um ícone do rock brasileiro. Ademais, o Maluco Beleza não só moldou a imagem do Rock ‘N’ Roll, como o seu legado inclui a frase que se tornou uma imagem cultural. Trata-se de um pedido que representa tanto a música quanto parte do DNA do Brasil: “Toca Raul!”.
Raul Seixas sabia o poder da arte e, inclusive, usou-a como arma. Sendo assim, ele foi uma voz que afrontou também a ditadura militar brasileira. Exemplo disso é a música “Mosca na Sopa”, em que solta uma poderosa crítica à censura do regime. Embora o título abra espaço para diversas interpretações, esta é uma das mais difundidas.
É com a metáfora da mosca que Raul explica que não adianta sequer “dedetizar”. Afinal, as massas descontentes com a conjuntura da época, continuariam a “zum zum zumbizar”. Ouça!
Além disso, o Maluco Beleza inovou tecnicamente. Em seu repertório, ele trouxe uma mistura de influências norte-americanas com ritmos da nossa terra. Sendo assim, as batidas de candomblé, o forró e outros gêneros brasileiros se encontraram com o Rock ‘N’ Roll. No fim, Elvis e o Rei do Baião se misturaram através de Raul Seixas.
Raulzito, como também ficou conhecido, consagrou-se como o Pai do Rock Brasileiro. Afinal, ele de fato deu uma roupagem inovadora ao que era feito por aqui. Suas músicas continuam atuais e dialogam com vários momentos da nossa história desde que ele nos deixou.
Em 21 de agosto de 1989, Raul Seixas morreu de pancreatite aguda. Contudo, pouco tempo antes da morte, Raul ainda lançou “A Panela do Diabo”, seu último LP em vida. O disco vendeu 150.000 cópias, garantindo ao artista um disco de ouro póstumo. Logo, o cantor, compositor, guitarrista e produtor se tornou uma lenda. É comum ouvir “Toca Raul!” em bares, grandes shows e festas.
Ouça outros sucessos do Maluco Beleza!
Comentários 1
Hilton Marques disse:
Parabéns pela matéria, o eterno Maluco Beleza. Toca Raul.