ao vivo
Atualizado em

In memoriam: João Gilberto, o Pai da Bossa Nova

In memoriam: João Gilberto, o Pai da Bossa Nova

No dia 6 de julho de 2019, o baiano João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morreu no Rio de Janeiro. O músico tinha 88 anos e já enfrentava problemas de saúde há alguns anos.

João Gilberto foi um dos maiores artistas da música brasileira, sendo reconhecido como um gênio do segmento. Além disso, também foi o responsável por projetar internacionalmente a bossa nova.

Em 2019 o álbum clássico que marcou início do gênero, “Chega de Saudade” completou 60 anos. “Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser”. A canção que consagrou a bossa nova continua sendo cantada. Seja na voz dos mais velhos: Caetano Veloso, Gal Costa, Roberto Carlos, ou na voz das revelações que ainda virão. 

“Chega de Saudade” (1959), faixa do álbum homônimo, é mais que o símbolo de uma geração. Trata-se da marca de um movimento inovador. Visto que João Gilberto inaugurou uma forma de cantar e tocar que nunca havia sido feita no Brasil.

A música foi composta por Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980), resultando da parceria que, com João, formava a santíssima trindade da bossa nova. Ouça “Chega de Saudade”!

O sucesso internacional

Em 1962, João Gilberto fez uma apresentação no Carnegie Hall, uma das principais salas de espectáculos de Nova Iorque. Posteriormente, gravou o disco Getz/Gilberto com Stan Getz, saxofonista de jazz dos Estados Unidos. O álbum foi um sucesso e se tornou um dos mais vendidos de 1964.

Consequentemente, o trabalho rendeu quatro prêmios Grammy para os artistas. Portanto, João Gilberto e a bossa nova ganhou o mundo, fazendo apresentações na Europa, Estados Unidos e México.

Além disso, o cantor baiano não parou por aí. Na década de 70 ainda gravou novos discos importantes, como “Amoroso”. Após sua morte, fica a certeza que a música brasileira tem eterna gratidão a João Gilberto.



Comentários 0

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist