ao vivo
Atualizado em

Clipe de Barro enaltece cultura pernambucana

Clipe de Barro enaltece cultura pernambucana

O cantor, compositor e instrumentista Barro lançou o clipe da música Cavalo Marinho, que, desde o nome, evoca a cultura popular de Pernambuco, terra do vocalista.

Folguedos, toadas, hip hop, tudo isso numa dança frenética e bem coreografada no centro de Recife, resgatando o espírito das festas populares e do folclore.

Do início ao fim do vídeo, que é totalmente em plano-sequência, os dançarinos criam uma atmosfera mista, há elementos de passado e presente, no meio de uma grande metrópole, que funcionam bem com o tema da música.

O Cavalo Marinho é uma expressão cultural típica da Mata Norte de Pernambuco e algumas regiões da Paraíba. Trata-se de um folguedo cênico, uma festa popular que é fruto do sincretismo entre o catolicismo e os cultos africanos, como o Bumba-meu-boi e o Maracatu.

A dança também está relacionada aos festejos natalinos, percorrendo uma narrativa cristã, que termina com o Dia de Reis. O significado do Cavalo Marinho está muito associado à realidade dos trabalhadores de cana-de-açúcar da Zona da Mata nordestina.

Por isso, os personagens são tradicionalmente pessoas que representam a sociedade colonial daquela região, como dono do engenho, os soldados, as damas da aristocracia e, principalmente, a forte presença negra na agropecuária açucareira.

Além dos personagens provenientes do catolicismo. No clipe, Barro traz um olhar atualizado da tradição, inserindo esses elementos no cenário urbano. Confira:

Cavalo MarinhoBarro 



Comentários 0

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist