ao vivo
Atualizado em

Caetano Veloso celebra 77 anos de vida

Caetano Veloso celebra 77 anos de vida

Em 7 de agosto de 1942, nascia Caetano Emanuel Vianna Teles Veloso, filho de Dona Canô e irmão de Maria Bethânia. Hoje Caetano Veloso celebra 77 anos de vida e história.

A estreia de Caetano na música ocorreu no fim dos anos 60. Ele se uniu a três amigos para fazer música, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, e formaram o que viria a ser um dos maiores e mais importantes manifestos culturais da história brasileira.

Inicialmente sem pretensões políticas, Caetano acreditava no potencial que possuía, no amor à música brasileira e na força da canção popular. Com o Movimento Tropicalista, a ordem era reprocessar o cenário artístico, dar uma forma original e imprimir brasilidade ao que vinha de fora. Dessa forma, o grupo contribuiu significativamente para a efervescência musical e cultural da época.

Exílio e consagração

Embora vivesse a época da ditadura militar, aqueles difíceis momentos não foram capazes de calar a voz do cantor. Tampouco, o exílio em Londres foi capaz disso. Posteriormente, ele retornou ao Brasil, do velho continente, sem esconder a sua tristeza.

Sendo assim, com o passar dos anos, Caetano Veloso se consagrou como um dos mais importantes nomes da cultura brasileira. Seja na música, na literatura ou no cinema, o artista deixa a sua marca inconfundível por onde passa.

Além disso, em suas músicas estão o reflexo dos direitos de ser humano, tão confrontados nas décadas de ditadura. “Alegria, Alegria”, por exemplo, estimula a reflexão sobre a violência sofrida pelo povo brasileiro durante o regime militar.

Com isso, nada melhor do que vê-lo beirando os 80 anos em pleno vigor como cantor e compositor. Sendo celebrado e reconhecido, no Brasil e no exterior, como ícone da nossa música popular e um dos criadores de um dos manifestos mais importantes do cenário musical brasileiro.

Ouça “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso!



Comentários 0

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist