ao vivo
Atualizado em

A melhor música para “se sentir bem”

A melhor música para “se sentir bem”

É quase consenso que “gosto não se discute”. Mas, na contramão dessa afirmação bastante popular, um pesquisador se propôs a analisar diversas músicas até encontrar a que mais faz as pessoas se sentirem bem. O topo do pódio ficou com “Don’t Stop Me Now”, do icônico Queen.

Segundo o Huffington Post (em inglês), o estudo foi encabeçado por Jacob Jolij, doutor em neurociência cognitiva, da Universidade de Groningem, na Holanda. De acordo com a pesquisa, a canção do grupo britânico é a melhor música para “se sentir bem”.

“Minha análise confirmou muito bem o que já sabíamos: músicas feitas em um tom maior, com ritmo rápido, são as melhores na indução de emoções positivas”, explicou o pesquisador.

Ainda, Jolij foi além das entrevistas e analisou as canções através de uma fórmula que mensura as batidas por minuto (BPM), as escalas em que foram composta e quantos acordes foram utilizados. Outro fator importante, abordado pela pesquisa são as temáticas dos versos.

Foram avaliadas 126 músicas lançadas nos últimos 50 anos para chegar ao TOP 10 de músicas que mais fazem as pessoas se sentirem bem. Confira abaixo:

1. Don’t Stop Me Now – Queen
2. Dancing Queen – ABBA
3. Good Vibrations – Beach Boys
4. Uptown Girl – Billy Joel
5. Eye of the Tiger – Survivor
6. I’m a Believer – The Monkees
7. Girls Just Wanna Have Fun – Cyndi Lauper
8. Bon Jovi – Livin’ on a Prayer
9. I Will Survive – Gloria Gaynor
10. Walking on Sunshine – Katrina & the Waves

“Embora você não consiga identificar uma música como a melhor música, o que podemos fazer é identificar características específicas das músicas que elevam o espírito das pessoas”, disse Jolij. “Quanto mais dados tivermos disponíveis, mais poderemos aprender sobre como a música afeta nosso humor.”

Apesar de não estar no nosso TOP 5: Queen, “Don’t Stop Me Now” é um dos sucessos do Queen e foi lançada em 1979, como parte do disco “Jazz”. Visto que o estudo foi feito apenas no Reino Unido, a partir de entrevistas com 2 mil britânicos adultos, a melhor música para “se sentir bem” pode ser outra em países diferentes. A certeza que fica é que na terra da realeza, quem manda é a “rainha”.

Don’t Stop Me Now – Queen:



Comentários 0

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist