ao vivo
Atualizado em

5 versões brasileiras de sucessos internacionais

5 versões brasileiras de sucessos internacionais

As versões brasileiras de canções em inglês se tornaram quase uma tradição. Desde o começo da história da música no país, as diversas produções musicais são adaptadas.

Exemplo disso, são as músicas da chamada Jovem Guarda, visto que boa parte delas eram versões do rock inglês do começo dos anos 60. Basta a música original fazer sucesso no mundo inteiro que logo ganha atenção de todos os artistas.

Embora, mesmo sem grande fama, alguma produção estrangeira pode gerar interesse particular em alguns cantores. O trabalho de transformar originais de fora em músicas em português não se trata apenas de uma tentativa de aproveitar o sucesso alheio. Afinal, várias canções ficaram mais populares por aqui após serem adaptadas. Sendo assim, os artistas, além de traduzir, promovem uma espécie de aproximação da obra com o público brasileiro.

As versões diferem das músicas originais segundo a forma como o cantor faz a adaptação. Enquanto a letra de algumas é uma tradução livre, outras se tratam de uma composição quase nova. Contudo, geralmente utilizam a mesma melodia da música original.

Ainda no clima de 13 de julho, o Dia Mundial do Rock (ironicamente comemorado apenas no Brasil), a Cabo Branco FM separou 5 músicas de rock que são versões brasileiras de sucessos internacionais. Confira!

 

Astronauta de Mármore – Nenhum de Nós

A original é “Starman”, de David Bowie, faixa do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars” (1972). No Brasil, a versão em português, da banda gaúcha Nenhum de Nós se tornou mais conhecida do que a do artista britânico.

 

Marvin – Titãs

A música dos Titãs é a versão da versão. Isso porque a original “Patches” foi composta por General Johnson e Ron Dunbar. Contudo, ficou mais conhecida pela versão de 1970, na voz de Clarence Carter. Confira!

 

Capital Inicial – O Passageiro

A música da banda brasiliense é uma versão de “The Passenger”, de Iggy Pop. A original foi lançada em uma parceria de Iggy com o guitarrista Ricky Gardiner, no álbum “Lust for Life” (1977). Além disso, David Bowie tem participação como produtor do trabalho e também é o responsável pelos backings vocals, o piano e órgão.

 

Batendo Na Porta do Céu – Zé Ramalho

A versão do brasileiro da música “Knockin’ On Heaven’s Door”, de Bob Dylan, foi lançada em 1997. Contudo, Zé Ramalho não foi o primeiro cantar a música. Diversos artistas fizeram covers da música de Dylan. Uma das versões mais famosas é da banda Guns N’ Roses.

Além disso, entre os diversos artistas que gravaram versões de “Knockin’ On Heaven’s Door” estão Aerosmith, Avril Lavigne, Bob Marley, Eric Clapton, Lana Del Rey, Led Zeppelin, Pink Floyd e U2.

O single de Bob Dylan foi lançado para a trilha sonora do filme de velho-oeste “Pat Garrett & Billy the Kid” (1973). Sendo assim, a composição dialoga com a história da produção cinematográfica.

A música conta a história de um xerife que leva um tiro e, em seu leito de morte, agoniza, pedindo para a mãe que tire seu distintivo, já ele não poderá usá-lo novamente. Ademais, todas as outras canções do filme foram compostas e interpretadas por Bob Dylan.

 

Lobo Mau – Roberto Carlos

Assim como muitos sucessos da Jovem Guarda, “Lobo Mau”, do rei Roberto Carlos, é uma versão de “The Wanderer”. A canção original é do grupo Dion And The Belmonts.



Comentários 0

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist