ao vivo
Atualizado em

10 curiosidades sobre o Rei do Ritmo

10 curiosidades sobre o Rei do Ritmo

A trajetória do Rei do Ritmo, possui um bocado de fatos interessantes. A propósito, o próprio José Gomes Filho, nome de batismo do paraibano, é uma figura de sucesso improvável, visto que ele tinha todo o acaso contra ele.

Jackson do Pandeiro, como ficou conhecido, nasceu em 1919 em Alagoa Grande, na Paraíba. Menino negro e pobre, aparentemente ele não teria condições de alçar um voo tão alto. Contudo, ele gravou mais de uma centena de discos.

A CABO BRANCO FM, com informações da publicação “100 Fatos dos 100 Anos de Jackson do Pandeiro”, de Jocelino Tomaz, separou 10 fatos para você conhecer mais do Rei do Ritmo. Confira!

1 Jackson do Pandeiro iniciou a trajetória como instrumentista aos nove anos de idade.

2 Jackson vai para de Alagoa Grande para Campina Grande a pé com a família após a morte de José Gomes, pai do artista. A viagem durou três dias.

3 Antes de Jackson do Pandeiro, José Gomes Filho havia recebido o apelido Jack (com a pronúncia: “Jáqui”). Isso porque ele gostava dos filmes de faroeste do ator estadunidense Jack Perrin e brincava de imitar a personagem.

4 Flora Mourão, a mãe de Jackson, não gostava do apelido.

5 O primeiro pandeiro que Jackson ganhou foi presente dos amigos que tinha na “Confraria do Pandeiro Redondo”, antes disso se apresentava com um instrumento alugado.

6 Jackson torcia para o Treze Futebol Clube de Campina Grande e também foi goleiro do time. Além disso, ele era torcedor do Santa Cruz de Recife, do Atlético Mineiro e do Corinthians. Mas, sua maior paixão era o Flamengo.

7 Desde que Flora Mourão morreu, Jackson sempre levou na sua mala de viagens um vestido branco que ela usava nas apresentações de coco.

8 A música “Sebastiana” foi apresentada pela primeira vez em um programa carnavalesco de rádio.

9 O último disco de Jackson, em vida, foi “Isso é que é Forró”.

10 O último show do Rei do Ritmo foi em 1982 em Brasília.

 

Jackson 100 Moderação

O início de agosto marcou o começo de uma programação especial na Rede Paraíba de Comunicação. Trata-se da campanha Jackson 100 Moderação. Isso porque estamos no mês do centenário do Rei do Ritmo. 

Como resultado dessa ação, a programação da rádio CABO BRANCO FM está recheada de músicas de Jackson do Pandeiro. Assim, os ouvintes podem encontrar canções do Rei do Ritmo ao longo da programação. Lá marcam presença grandes nomes da música brasileira, que interpretam esse paraibano ilustre.

Portanto, para curtir mais de Jackson 100 Moderação, é fácil. Basta sintonizar a CABO BRANCO FM ou iniciar o player no cabeçalho deste site.

 

Veja 5 músicas que estão no especial Jackson 100 Moderação!



Comentários 1

  1. Cristiano Prime disse:

    Nossas raízes paraibanas e nordestinas
    são um marco nacional e internacional,devemos valorizar cada vez mais nossa cultura,nosso povo.

Comente esta notícia

Nossa programação é feita para e por você

Envie as músicas que você gostaria de ouvir em nossa playlist